terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Pensamento Cristão.


Foi conquistada a cidade que conquistou o Universo. Assim definiu São Jerônimo o momento que marcaria a virada de uma época. Era a invasão de Roma pelos germanos e a queda do Império Romano.
A avalancha dos Bárbaros arrasou também grande parte das conquistas culturais do mundo antigo.
A Idade Média inicia-se com a desorganização da vida política, econômica e social do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos Bárbaros. Depois vieram as guerras, a fome e as grandes epidemias. O cristianismo propaga-se por diversos povos. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num mosaico por crenças e superstições.
O período medieval não foi, porém, a Idade das Trevas, como se acreditava. A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. O Aristotelismo dissemina-se pelo Oriente bizantino, fazendo florescer os estudos filosóficos e as realizações científicas. No Ocidente, fundam-se as primeiras universidades, ocorre à fusão de elementos culturais Greco-romanos, cristãos e germânicos, e as obras de Aristóteles são traduzidas pêra o Latim.
Sob a influência da Igreja, as especulações se concentram em questões filosófico-teológicas, tentando conciliar a fé e a razão. È nesse esforço que Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino trazem à luz reflexões fundamentais para a história do pensamento cristão.
(COTRIM, Gilberto)